Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Shi

Shi

10
Abr18

10 fotografias da História | II Guerra Mundial

Shi

Já sabem que aqui, no blog, se fala sobre tudo mas há muito tempo que não trago um post dedicado à história. Pois bem, hoje é o dia. Juntei algumas imagens de momentos marcantes da história da II Guerra Mundial e deixo-vos algumas explicações sobre elas. 

 

Estaline.jpg

 

Um momento de diversão que foi fotografado pelo guarda-costas de Estaline. O ano é desconhecido mas não podia deixar de partilhar convosco esta relíquia. 

 

1936.jpg

 

Esta fotografia foi tirada durante uma cerimónia, em junho de 1936, organizada por Hitler. Seria mais uma fotografia dessa época caso August Landmesser não se recusasse a fazer a tradicional saudação nazi. Este jovem juntou-se ao partido nazi por achar que assim seria fácil arranjar trabalho mas acabou por se apaixonar por uma judia e foi expulso. O futuro do casal não foi próspero apesar de terem conseguido fugir. Mais tarde, já com filhos, a mulher foi enviada para vários campos de concentração mas acredita-se que terá morrido no campo de extermínio de Bernburg, em 1942. Enquanto isso, Landmesser esteve preso e, depois, foi declarado desaparecido e presumivelmente morto durante a guerra na Croácia, em 1944. 

  

1941 guiné.jpg

 

Em 1941, já durante a II Guerra Mundial, à entrada de um hospital na Papua Nova Guiné podia se ler "estes homens não tomaram atabrine". Atabrine, mais conhecido por mepacrina, era o medicamento utilizado contra a malária.

 

1944 treblinka.jpg

 

 

Treblinka foi o 2º maior campo de concentração durante o período nazi. Localizava-se na Varsóvia e ao contrário do maior campo, Auschwitz, não tinha prisioneiros. Isto é, todos os que ali chegavam morriam de imediato enquanto que em Auschwitz os prisioneiros eram tatuados com números e ficavam a trabalhar. Em Treblinka, apenas alguns judeus foram "poupados" à sua sentença final mas como trabalho tinham que matar os outros...  Era das instalações mais cruéis e nos últimos meses 99% das pessoas morriam duas horas depois de chegarem ao campo. Em Agosto de 1943, alguns prisioneiros roubaram armas para tentar fugir mas sem sucesso e só na última semana de julho de 1944 é que as tropas soviéticas chegaram a Treblinka. No entanto, tarde demais porque, tal como aconteceu noutros campos, as tropas nazis mataram os últimos prisioneiros, calcula-se entre 300 a 700 pessoas. 

 

1945 Dresden.jpg

 

Apresento-vos a cidade de Dresden, em 1945, na Alemanha, após um bombardeamento já quase no final do conflito. Era considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, pesquisem e vão confirmar. 

 

Dresden.jpg

 

O mesmo bombardeamento, em Dresden, fez este cenário. Um monte de cadáveres preparado para ser cremado já que era a forma mais eficaz para dar "vazão" a todos os corpos. 

 

1945 krust.jpg

 

Com a aproximação da chegada das tropas soviéticas, a Berlim, muitas famílias alemãs, ligadas ao regime nazi, cometeram suicídio. À secretária Ernst Kurt Lisso, vice-presidente de Leipzig, e nos sofás a mulher e a filha. A família usou cápsulas de cianeto para se matar antes das forças aliadas chegarem.

 

1945 suicidio.jpg

 

Mais uma fotografia de um suicídio mas, desta vez, de um dos principais líderes do Partido nazi na Alemanha. Heinrich Himmler  foi um dos homens mais poderosos da Alemanha nazi depois de ter sido nomeado, por Hitler, para comandante do exército e general de toda a administração do Reich. Himmler foi um dos principais responsáveis pelo Holocausto e acabou por cometer suicídio, em maio de 1945, com a ajuda de veneno.  

 

1945 hiroshima.jpg

 

Este é o avião que transportou a bomba que caiu em Hiroshima e o homem que acena chama-se Paul Tibbets, um piloto americano de missões de bombardeamento sobre a Alemanha durante a II Guerra Mundial. Com 30 anos, foi o escolhido para lançar a bomba atômica que, a 6 de agosto de 1945, matou instantaneamente 80 mil pessoas mas que no final do ano já tinha causado 140 mil vítimas. 

Enola Gay foi o nome escolhido por Tibbets para o B-29 americano que transportou a bomba atômica chamada "Little boy" que destruiu a cidade. 

 

1945 nagasaki.jpg 

Ainda sobre bombas atómicas mas, desta vez, estão a ver Harold Agnew a segurar o núcleo de plutónio da bomba "Fat Man" que explodiu Nagasaki em agosto de 1945. Até hoje foi a última cidade a ser atacada com uma bomba atómica.

 

Espero que tenham gostado e fiquem atentos porque vou fazer mais artigos com outras fotografias de momentos importantes da nossa história.  

 

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram

Mensagens

Pesquisar

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D