Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

Shi

Seg | 04.09.17

5 dicas para entrar com o pé direito no trabalho!

Shi

Para muitos este mês de setembro marca o início da época de trabalho, seja na escola ou no emprego. No ano passado, dei-vos a conhecer as minhas táticas de estudo e foi um dos posts mais vistos do último ano (deve ter sido à pala dos 20's).

Agora têm aqui umas dicas para que esta próxima época passe mais facilmente e com mais sucesso...

 IMG_1959

 

To do list

 

Fazer uma lista diária do que há para fazer é meio caminho andado para o sucesso. Organizar passa por planear, traçar objetivos e não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Estipular tudo o que há para fazer diariamente seja ir às compras, acabar um trabalho, pôr gasóleo ou até passar na farmácia... No dia anterior, pensar e escrever para nada ficar para trás. Parece chato mas não requer muito do vosso tempo, bastam uns minutos e um telemóvel (para quem tem preguiça de andar com blocos de notas).

 

 

Gerir compromissos

 

Se têm coisas para fazer qual a necessidade de empatar tempo com outras que podem ser feitas noutra altura? Seja jogar, ir às compras, passar horas na net... Eu faço parte daquele pessoal que quando tem algo para fazer nem consegue aproveitar nada só de pensar no que está para vir. Se conseguem chegar a casa e fazer tudo o que há para fazer, sem stressarem e têm habilidade para fazer tudo em cima do joelho com grau de excelência, ótimo. Eu não consigo, de todo. Empatar tempo a "fingir" que se estuda numa biblioteca ou enquanto se bebe um café com amigos às vezes sai caro. Para mim, o ideal é remarcar a saída e divertir-me à brava sem preocupações. Há tempo para tudo só que há uns dias mais ocupados que outros.

 IMG_1961

 

Agendar

 

Não sei viver sem uma agenda e esta faz parte do organizar de que há pouco falei. O que hoje está muito claro na cabeça, amanhã pode nem sequer ser lembrado. Principalmente quando trabalhamos ou estudamos e ainda temos uma casa para organizar. Escrever tudo o que está planeado é o segredo... Não é uma to do list porque uma agenda é para uma utilização mais longa pois apontamos hoje mas só vamos concretizar daqui a uns dias/semanas/meses. Ter tudo agendado para além de descomplicar o realizar do que está estipulado ainda nos faz ter mais facilidade em gerir os imprevistos.

 

IMG_1963

 

Multi-tasking

 

Nada contra até porque, às vezes, é mesmo necessário e eu sou uma velha utilizadora destes "serviços", de fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo. Mas claro que tenho de admitir que nem sempre dá bom resultado... Ou porque estamos menos concentrados ou algo requer mais dedicação da que estamos realmente a dar, poderá o resultado final não ser o que esperávamos. Se querem praticar esta "modalidade" de estudo ou de trabalho, o melhor é separarem os trabalhos mais pesados de outros do mesmo grau e juntá-los com uns que sejam menos exigentes.

 

Fazer mais e melhor

 

Produtividade é mais do que realizar a tempo todas as tarefas de que estamos responsáveis. É importante, tanto no emprego como na escola, aprender mais do que o que nos compete. Quiçá não ficam interessados num assunto de que nada sabiam sobre ele mas que até vos captou a atenção. Aqui entra o ler, não só para serem os melhores no que fazem como também para abrir novos horizontes e traçar novos objetivos. Estamos aqui para aprender... e quem é não gosta de saber um pouco sobre tudo? Até porque o saber não ocupa lugar (aquele cliché)!

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.