Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

A Nossa Raiz | Língua dos Campeões BR-PT

Shi, 01.09.18

Português, a nossa língua, originada no galego-português e expandida, graças às descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do Mundo, é a mais falada no hemisfério sul e a 3ª no hemisfério ocidental. A arte do bom uso da língua portuguesa surge de diversas formas como na literatura e música mas, hoje, dou-vos a conhecer o resultado de um elo de ligação entre duas nações.

 

língua dos campeões.jpg

 

"Línguas dos Campeões" junta Brasil e Portugal e relembra o passado cultural dos dois países. 8 MCs, metade vindos do Brasil e outra de Portugal, uniram-se e lançaram o single transantlântico que mostra as semelhanças e as diferenças do rap feito em cada um desses países. 

 

 

A ideia surgiu durante o Sumol Summer Fest, em julho, por parte da produtora brasileira Laboratório Fantasma. Junta-se então à portuguesa Faded e ao produtor Nave Beatz, resultando num laço cultural incrível.

 

A representar os nossos 10 milhões (sim menos 1 milhão do que em 2016), temos Papillon, Gson, Holly Hood, Sir Scratch e ainda o DJ Big. Em nome do país com maior número de falantes de língua portuguesa, o Brasil, podemos ver Rincon Sapiência, Drik Barbosa, Kamau e Rashid e o DJ Nyack. 

 

 

 

O formato escolhido foi o cypher que tem como objetivo reunir MCs, sendo grupos ou artistas a solo, para rimas diferentes e com uma união de palavras mais complexa, juntando ainda um DJ responsável pelo beat. O instrumental conduz a ideia e os rappers desenvolvem em forma de rimas.

 

Todos na mesma equipa cantam e encantam na língua de Camões. Ao longo do hit vamos ouvindo várias dicas que nos relembram a história que liga os dois países. Aliás, muito mais que história, é um laço cultural entre duas nações que participaram no destino uma da outra. Ainda durante o Mundial, muitos foram os "confrontos" entre os dois países mas nada conseguirá apagar esta relação além fronteiras. 

 

Esta é a oportunidade perfeita para intensificar a relação Portugal-Brasil! Os artistas que participaram vêem esta música como um anjo da guarda, referindo que nada melhor do que esta produção para estabelecer uma comunicação saudável ou para estreitar a ponte de dois países que tanto têm em comum. Se tiverem um tempinho procurem entrevistas sobre esta música. 

 

Zucas e tugas, aspectos históricos, identidades culturais e o 5º idioma mais falado do mundo, tudo no mesmo hit que, em menos de 24 horas, já está nos vídeos em alta do youtube. Cada artista mostrou o rosto, a sua voz e sua ideia! O resultado final de "filhos de reis com escravos", "do Brasil às Índias", de um "chão latino", de "crescer em tempos difíceis" e desta "aliança" foi esta incrível produção.

 

Isto é o que somos, lusofonia ao mais alto nível e mais não digo, vejam e tirem as vossas próprias conclusões. Para mim, todos os que participaram nesta produção, estão de parabéns. E vocês, o que acharam?

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.