Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Shi

Alterações Climáticas no 1ºmês de 2020 | Os 5 Continentes afetados

Shi, 19.01.20

Fenómenos meteorológicos extremos são cada vez mais comuns, 2019 foi o segundo ano com temperaturas mais elevadas e a última década foi a mais quente de sempre. 2020 marca a nova década contudo, o que será que a Natureza tem reservado para nós?

2020.jpg

 

Inundações nos EUA, secas nas grandes planícies e longas temporadas de incêndios na Califórnia e na Austrália. Quanto mais cedo agirmos mais rapidamente conseguimos impedir que algo de catastrófico aconteça pois, segundo os cientistas, 2020 é o ano em que temos mudar para não chegar a cenários muito mais extremos. Neste post deixo-vos os acontecimentos meteorológicos dos primeiros dias de janeiro deste ano: 

Ásia

O Dubai é o destino desértico escolhido para passar uma temporada de férias com os pés quentinhos. No entanto, este ano, a chuva torrencial provocou inundações no aeroporto e levou ao cancelamento de voos ao mesmo tempo em que no centro da cidade surgiam sinais de trânsito derrubados e carros inundados. Numa outra cidade nos Emirados Árabes Unidos, mais de uma centena de famílias foi obrigada a abandonar as suas casas.

ArábiaSaudita+Dubai.jpg1-Arábia Saudita; 2- Emirados Árabes Unidos, Dubai. 

 

Sabemos que a Sibéria é uma província da Rússia e é também considerada o sítio mais frio do planeta. Região esta que no ano passado registou uma onda de calor que fez registar 40º no mês de junho e que nesta altura deveria registar entre 20 a 30 graus negativos no entanto os termómetros marcam os 7 graus positivos... Milhões de animais hibernados acabam por acordar muito antes da primavera não tendo o alimento ainda disponível e por isso, capacidade de sobrevivência. 

Ainda no continente asiático, na Arábia Saudita, as temperaturas normais para esta época estão entre os 10 e os 20 graus contudo registam-se valores negativos e já são várias as regiões onde tem nevado.  

 

Europa

Depois de várias situações de chuva e vento forte em Itália, França, Espanha e Portugal que provocaram vários mortos e estragos em diferentes cidades, foi a vez do aquecimento global fazer das suas nos Alpes. Enquanto só se preocupam com os milhões de rendimentos ameaçados por parte dos turistas, as emissões de gases com efeito de estufa continuam no mesmo nível e a neve desaparecerá até ao final do século. 

 

Também no continente europeu, a Grécia regista rajadas de vento superiores a 150 quilómetros por hora a acompanhar com chuva e nevões. 

 

Oceânia 

Depois de 4 meses de trágicos incêndios eis que começa a chover como não acontecia há 15 anos. A Austrália tem sido massacrada por estes fenómenos naturais que já destruíram 10 milhões de hectares e mataram cerca de mil milhões de animais ameaçando a diversidade da fauna e flora. Várias espécies estão a ser ameaçadas e os coalas podem mesmo enfrentar o perigo de extinção. 

 

 

África

Também o continente africano tem sido afetado pelas inundações no sul de África gerando uma grande desordem económica e uma grave crise alimentar. Mais a norte, os territórios da África Ocidental ao Sudão do Sul, têm sido atingidos pelos incêndios por parte dos agricultores que utilizam fogo para acelerar o processo de ter solo fértil. Com isto, os ecossistemas têm cada vez menos tempo para se recuperarem...

 

América

É certo que é comum nevar no Canadá mas as autoridades já declararam estado de emergência devido ao nevão. St John's, a capital da Terra Nova, foi das regiões mais afetadas com carros soterrados e espessas camadas de neve a impedir as entradas e saídas das casas.

Já nos Estados Unidos, em Washington, D.C, um forte nevão deixou localidades isoladas e mais a Sul, na Califórnia, uma avalanche matou uma pessoa na região da Serra Nevada. 

3.jpg

Estes são apenas alguns acontecimentos das primeiras semanas de janeiro mas se começarem a pesquisar vão encontrar muitos mais. Deixo-vos também alguns dados sobre fenómenos de 2019. Quando vamos pôr as mãos na consciência e começar a agir? É que ontem já era tarde!