Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

Shi

Seg | 14.11.16

Castelo de Palmela

Shi

IMG_0398

 

Fomos passar o fim de semana a Sesimbra e aproveitámos para visitar o Castelo de Palmela. Há muito tempo que ouvia falar das muralhas mas com o calor que se fez sentir, durante o verão, a vontade de ir à praia era maior do que andar à descoberta. O acesso é super acessível e mesmo para quem vem de Lisboa também não é uma grande distância. 

A entrada é livre e as muralhas têm uma vista esplêndida para o Sado. Apesar de não haver muita informação sobre o castelo, sabe-se que inicialmente tinha ocupação árabe mas testemunhos arqueológicos remetem para ocupação neolítica.

 

IMG_0417

 

Claro que quem conquistou Palmela foi D.Afonso Henriques mas só em 1147 é que passou a pertencer única e exclusivamente a Portugal. Foram muitos os reis que deixaram, no castelo, a sua marca tais como D.Sancho I, D.Pedro II e D.João I. Após a extinção das ordens religiosas, e por ser sede da ordem de Santiago, o castelo acabou por ficar ao abandono até 1945 aquando a sua classificação como monumento nacional. A partir daí, começaram as obras de restauro, o convento passou a ser uma pousada e as muralhas do castelo um dos miradouros mais apreciáveis da margem sul. Por estar a 240 metros acima do nível do mar faz bastante vento pelo que aconselho a irem agasalhados!

 

IMG_0416

 

Gostei bastante e vale mesmo a pena conhecer este cantinho, nem que seja para beber um café enquanto se aprecia aquela vista fenomenal. Como tem vindo a ser hábito, partilho algumas fotografias para vos despertar a curiosidade!

 

IMG_0390

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.