Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

Dia do Animal | O Aniversário do meu melhor amigo

Shi, 04.10.18

Hoje é o dia Mundial dos Animais e eu não podia deixar passar em branco esta data tão especial. Um pouco por todo o mundo existem vários eventos onde se comemora a vida animal e a minha casa não é excepção. Já sabem que os animais são os meus melhores amigos e que nunca é demais ajudar e amar o próximo como sendo sempre o único. Este ano, o post do dia deles é especial e mostro-vos a festa de 5 anos de um dos meus filhotes.

 

melhoramigo.JPG

 

O mês de setembro foi cheio de comemorações e programações. Entre casamentos, mudanças de casa e regresso ao trabalho veio também o aniversário do meu bebé mais fofo, o Santini. 5 anos passaram desde que recebi o meu pequeno e não há ano que passe em que não comemoremos o dia do seu nascimento. 

 

Este ano, a festa foi especial e para além de termos cantado os parabéns, foi o primeiro dia do Santini na casa nova. O Santini é o meu bebé grande e foi o meu maior desejo desde pequena. Se era preciso comer passas para poder pedir um dálmata, eu comia, se era necessário pedir sempre o mesmo nas pulseiras dos desejos, eu pedia. Vivi rodeada por cães, rafeiros ou de raça, pequenos e grandes, de caça ou de companhia. A verdade é que muitos fizeram parte da minha vida mas os meus pais nunca cederam à minha persistência em ter um dálmata. 

 

Da mesma maneira que tive uma infância cheia de melhores amigos peludos, também sabia as falas de cor dos filmes dos dálmatas. Era um êxtase e os 101 dálmatas fizeram parte do meu dia a dia televisivo. Nunca foi difícil convencer o meu pai em ter mais um cão mas quando a conversa chegava aos pintas ele defendia "são cães com muitas doenças", "ficam surdos", "depois vais sofrer", "não podem estar na rua", "são teimosos", "precisam de muito treino". Eu retorquia e mostrava tudo o que lia nos pequenos livros sobre cães que colecionava (e eles compravam) mas nunca deu em nada. Na altura, tinhamos relva e, como devem saber, a urina dos cães "queima" a relva (devido aos sais de ureia), pois a questão é que os dálmatas têm um sistema urinário único. São os verdadeiros melhores amigos dos jardineiros! Tal como nós, e ao contrário de todos os outros cães, produzem níveis elevados de ácido úrico no xixi. No entanto, o que eu não sabia (e o que o meu pai também não) é que isso acaba por ser um problema e pode causar pedras na bexiga.

 

Santi5anos.JPG

 

Passando à frente a minha história de vida, recebi o Santini em 2014 e desde daí têm sido só surpresas. O melhor de tudo é que todos os meus receios agora são cuidados. São cães sensíveis, tal como muitos outros, que precisam de um ambiente quente, bastante espaço para libertar a energia e de um dono sempre presente. No entanto, não é por ser dálmata que tem um tratamento VIP mas sim, por ser um cão. Para mim os cães são melhores do que pessoas e um mundo cheio de animais seria bem melhor! 

 

Os cães são os melhores amigos do homem e não há dúvidas disso. No entanto, são milhares as denúncias de maus tratos que ficam à espera de resolução e quem sofre são os animais (falo por experiência própria). O Santi tem a sorte em ter uma casa que lhe dá amor, conforto, atenção e saúde. No entanto, não há dia em que não veja um animal deixado à sua sorte. Sejam gatos, cães ou cavalos, os maus tratos não têm limites e as autoridades estão de mãos e pés atados porque nada fazem. 

 

diadosanimais.JPG

 

Todos os dias sou surpreendida pelos meus animais e todos os dias me revolto com a falta de civismo que as pessoas têm. Gosto de dizer que "tão depressa dou um beijo a um cão como um soco a uma pessoa" porque é a mais pura realidade, desculpem (quem diz a verdade não merece castigo, além disso no meu blog mando eu)! A verdade é que os animais são verdadeiras crianças, precisam de amor, amizade, atenção, compreensão e uma família estável que lhe possas dar tudo e mais alguma coisa. 

 

Eu salvo quem (sim, porque para mim os animai são QUEM) posso e nem vos conto metade da missa. Apenas admito que no meu coração vivem bem mais do que duas dezenas de animais e se pudesse não teria limites. São como meus filhos e faço tudo para terem uma vida harmoniosa e feliz. Não sou, de todo, a melhor pessoa do mundo mas para eles sou a pessoa deles. Quem lhes dá afecto, mimo, saúde e um lar. Não posso mudar o mundo mas posso fazer com que não se torne pior. E vocês, contribuem para um mundo melhor?

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.