Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

Shi

03
Jul18

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

Shi

Começamos julho em grande comemorando o dia internacional sem sacos de plástico. Por isso, aproveito a data para vos sensibilizar para a importância de pararmos este consumo excessivo de sacos de plástico.

 

dia sem sacos de plástico.jpg

 

É um sério problema ambiental que traz severas consequências para o nosso ambiente. Esta lengalenga de reciclar já vem desde miúda e ainda hoje é um assunto debatido e explicado às crianças (e aos pais). No entanto, a reciclagem ainda não é uma preocupação da maioria das famílias e quando o assunto toca nos sacos de plástico então ficamos a saber que apenas 2% da população os recicla.  

Um cidadão europeu consome, em média, 500 sacos de plástico por ano o que dá cerca de 371 biliões de sacos. Todos eles vão parar ao lixo ou acabam por "infestar" o nosso meio ambiente. Assim surgem vastas ilhas de lixo plástico nos oceanos que são responsáveis por 80% da poluição marinha. 

Consequentemente, quem sofre a curto prazo (não como nós que só daqui a uns anos é que vamos sentir na pele) são os animais que acabam por confundir o plástico com alimentos. A morte é quase certa seja pela ingestão dos sacos ou simplesmente porque ficam presos neles. 

 

 

 

Um saco de plástico pode andar por aí durante 500 anos! 500 anos pessoal, meio milénio ok? Isto é sério! E tendo em conta os biliões de sacos por ano que não são reutilizados, imaginem o quão grave a situação se está a tornar. 

 

Pessoalmente, não uso sacos de plástico. Mas obviamente que às vezes me vem parar algum às mãos e nesse caso ou reutilizo para outras coisas ou acabo por o reciclar. Existem várias formas de reutilizar um saco de plástico (até porque são bastante resistentes) como deixá-lo no porta luvas para aquelas ingestões numa viagem (ainda há uns tempos me deram bastante jeito no caminho para as urgências). Mesmo assim continuo a preferir os sacos ou as malas de compras, tenho vários e alguns são apenas do carro para que sempre que vá às compras não tenha necessidade de adquirir os de plástico. 

 

Mas existem imensas formas de reutilizar um saco de plástico e se cada um de nós fizer um esforço é possível preservar o meio ambiente. 

Infelizmente, os sacos não devem ser a nossa única preocupação, existem ainda as garrafas de água, as palhinhas, copos de café, isqueiros e muitas outras coisas que a cada dia que passa deteriorizam ainda mais o nosso ambiente. Hoje falei-vos apenas dos sacos de plástico mas brevemente trago-vos outros fatores que ameaçam o nosso meio ambiente. E vocês, ainda utilizam sacos de plástico?

2 comentários

Comentar post

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram

Mensagens

Pesquisar

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D