Girando em Roma | O que visitar I
Perdemos a cabeça e decidimos ir à aventura sem pensar muito! Naquela manhã acordámos com vontade de contrariar o nosso medo de andar de avião e para ajudar à coisa o meu homem enviou me a imagem de fundo do computador de work dele que nos está sempre a influenciar a gastar dinheiro! Esta foi a mola impulsionadora para a procura de viagens.
Roma foi o nosso destino eleito mas posso confessar que até 5 minutos antes da reserva dos bilhetes tínhamos dezenas de destinos paradisíacos abertos. Chegámos à sentença final italiana por uma razão muito válida, pelo menos para nós: riqueza histórica. Somos ambos uns apaixonados por história e obviamente que a capital italiana atrai qualquer amante pelos nossos antepassados. Ora, sendo assim tenho um montão de coisas para vos mostrar e este primeiro post marca a saga de Roma.
Para quem tem vontade em conhecer a capital italiana deixo-vos uma sugestão de organização de viagem e algumas dicas para se prepararem a mil por cento.
Começo por dizer que um dos aspectos que facilita a visita à cidade é que tudo é perto de tudo. O segredo está em reservarem um hotel central para que as deslocações sejam mega fáceis e possam poupar uns trocos e tempo em transportes públicos. Sabem o ditado "todos os caminhos vão dar a Roma", pois lá todos os caminhos são pertíssimos e levam-nos num instante onde queremos ir!
O primeiro leque de locais a visitar num só dia que vos deixo é:
Fontana di Trevi
Panteão
Piazza Navona
Piazza di Spagna + Spanish Steps
Estão separados por uns passos e podem aproveitar para conhecer as antigas e históricas ruas de Roma. Estes são apenas os locais principais mas acreditem que tudo o que encontram ao deslocarem-se conta mais um episódio da história. Ah, aproveito para deixar uma sugestão de restaurante na Piazza Navona, chama-se o Domiziano e é mega central.
O segundo grupo de locais a visitar e aqui sugiro que dediquem um dia inteiro:
Fórum Romano
Palatino
Fórum Trajano + Coluna Trajano (Traiano)
Colosseu
Circo Massimo (Máximo)
Arco di Constatino
Vittorio Emanuelle II
Piazza Veneza
Mesmo parecendo muitos pontos a visitar, as deslocações de uns sítios para os outros são mínimos ou quase nulos. Ao longo dos próximos posts falarei mais sobre alguns destes sítios e partilharei convosco algumas fotografias e curiosidades!
O tempo em Roma é bastante semelhante ao de Lisboa. Tanto está frio como está calor e porque hoje está sol não significa que amanhã não chova. Pelo menos a nossa semana foi toda assim! Por essa razão, deixámos o próximo grupo para o dia menos solarengo.
Castelo de San'Angelo
Piazza di S.Pietro
Basilica de San Pietro
Capela Sistina
Museus doVaticano
Escusado será dizer que tudo fica ao virar da esquina. Literalmente! Masssss... caso escolham um hotel para os lados de, por exemplo, Piazza di Spagna ou Veneza terão que apanhar metro ou autocarro rumo à cidade do Vaticano. Ambos com um custo de 1,50€ independentemente de onde saiam.
O último grupo que vos deixo de paragens obrigatórias na cidade italiana é:
Jardins Villa borguese
Trastevere
Piazza del Popolo
Campo de' Fiori
Catacumba Romana
Ilha Tiberina
Quatro dias são suficientes, e não andam a correr, para conhecerem as construções mais emblemáticas da capital italiana. No entanto, é importante determinar quais os locais que querem visitar pois obviamente que 96 horas não são à vontade para explorarem o país com mais património da UNESCO.
Este é apenas o primeiro post de "Girando em Roma" portanto não percam as novidades nos próximos dias. Prometo uma centena de fotografias e curiosidades sobre a cidade romana!