Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

Shi

Sex | 17.05.19

Havainas X IPÊ | Pela Conservação da Biodiversidade Brasileira

Shi

Foi ontem a festa de comemoração dos 15 anos de parceria da marca brasileira Havaianas e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e vocês vão saber todas as novidades em primeira mão. 

 

HavaianasIPÊ2019.jpg

 

Para celebrar à altura, as Havaianas e o IPÊ lançaram a nova coleção 2019 dedicada a três espécies em vias de extinção: a Onça-Pintada, o Mico-Leão e a Arara-Vermelha. Assinadas pelo artista Arlin Graff, mega conhecido pelos seus grafites coloridos e geométricos, esta coleção está qualquer coisa de espetacular. 

 

HavaianasIPÊ| 15anos.jpg

 

As crescentes e preocupantes alterações ambientais provocadas pelo HOMEM são cada vez mais aterradoras. Reduzem as espécies e a capacidade destas sobreviverem, sendo que o mundo vai ficando cada vez mais pobre. A destruição dos habitats, a caça e o tráfico animal são algumas das preocupações mas infelizmente não acaba por aqui. Os ecossistemas estão cada vez mais ameaçados e o mundo leva um rumo muito negativo. 

 

HavaianasIPÊ.jpg

 

15 anos passaram desde a primeira parceria entre a Havaianas e o IPÊ e desde então ,todos os anos, uma coleção da marca é dedicada à conservação de espécies da fauna e flora brasileira. Desde 2004, 7% (cerca de 8 milhões de reais) do valor destes chinelos é doado ao IPÊ para manutenção, reflorestamento (ou reflorestação) e negócios sustentáveis. 

 

Começaremos pelas minhas favoritas, dedicadas ao maior felino do continente americano e, por sua vez, considerado uma espécie vulnerável. A Onça-Pintada ou jaguar (em português europeu) é uma espécie que está em vias de extinção desde o início do século XX.

 

OnçaPintada|HavaianasIPÊ2019.jpg

 

Este animal maravilhoso faz parte da mitologia de culturas indígenas americanas como os maias e os astecas. Infelizmente, a sua caça ainda é comum e as alterações ambientais no seu habitat colocam as onças numa luta constante para garantir a sobrevivência... Contam-se 14 nas florestas brasileiras... No Brasil, o dia 29 de novembro é dedicado à Onça-Pintada. 

 

O segundo animal que mereceu a homenagem desta parceria foi o Mico-Leão Preto. É das espécies de primatas mais raras e ameaçadas do mundo sendo que, outrora e durante muitos anos, foi considerado extinto! Tudo devido à intensa devastação da floresta e a consequente fragmentação do seu habitat. Atualmente, graças ao esforços do IPÊ, a espécie ainda está na lista perigosa mas o seu habitat tem vindo a ser restabelecido.

 

MicoLeãoPreto|HavaianasIPÊ2019.jpg

 

O último modelo é dedicado à Arara-Vermelha que, devido ao comércio ilegal e à perda do seu habitat natural, está em vias de extinção. São conhecidas pelo seu barulho estridente e as suas cores exuberantes. Também é das poucas aves que é monogâmica.

 

AraraVermelha|HavaianasIPÊ2019.jpg

 

O seu risco de desaparecimento é gigante pois existe muito comércio como animal de estimação fora do Brasil mas ainda poderão avistar algumas em várias regiões do Brasil como, por exemplo, na Amazónia, em São Paulo ou Minas Gerais.  

 

HavainasIPÊ| Ferroviário.jpg

 

O evento decorreu no Clube Ferroviário e o ambiente estava MEGA! Todo o grupo está de parabéns porque por momentos pareceu termos viajado diretamente para São Paulo. Esta coleção já está disponível online e em todas as lojas Havaianas. AHHH, aproveito para dizer que durante os próximos três meses poderão ver a Arara-Vermelha num dos prédios em Algés (mesmo ao lado do Mcdonald's) pintada pelo próprio artista Arlin Graff.

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.