IKEA Art Event 2019 | Mude de Perspectiva
Desde que mudámos para a casa nova que estamos sempre a comprar artigos de decoração. A lista de artigos nunca diminui porque há sempre algo novo que nos faz apaixonar e querer encher mais a casa!
A IKEA é a nossa loja de eleição no que toca a compras para casa e há uma explicação muito justa para tal facto: novidades a toda a hora. A loja sueca é das que mais lança coleções ao longo do ano e eu apaixono-me por todas elas. É inevitável! Por isso, hoje partilho convosco a mais recente coleção IKEA Art Event.
Diretamente das paredes para o chão, esta coleção traz uma nova perspectiva sobre a arte e é qualquer coisa de espetacular. 8 designers juntaram-se para mostrar a junção perfeita entre a arte da tapeçaria com a cultura urbana e vocês vão saber, neste post, todos os pormenores quase em primeira mão.
Aviso que esta coleção tira o fôlego a qualquer amante de arte porque realmente está qualquer coisa de espetacular. Quem disse que só podemos ter arte na pintura, escultura ou fotografia? A arte pode estar ali, a um milímetro do nosso dedo do pé ou exatamente em baixo. É isso mesmo, a IKEA tornou possível e esta é a coleção que transforma a vossa casa numa galeria de arte.
Craig Green, Supakitch, Filip Pagowski, Virgil Abloh, Misaki Kawai, Seugil Lee e a dupla Chiaozza, são as oito personalidades que criaram esta quinta coleção com a ajuda de artesãos indianos e egípcios. Arrisco dizer que esta é uma coleção que vem mudar a perspectiva da arte contemporânea, trazendo de volta a ideia do tapete como uma peça artística. Em cada um deles há um traço tradicional e outro muito mais moderno e actual. São perfeitos para definir espaços diferentes ou para encher o olhar numa divisão pequena.
Para começar deixo-vos a peça predilecta da coleção. Pelo olhar do diretor artístico da Louis Vuitton, Virgil Abloh, este tapete nasceu e já é mega popular. Tudo graças ao lado tradicional de fundo e à citação radical escrita a meio!
A próxima peça da coleção que vos deixo é mega primaveril! Imagino-a numa sala com uma poltrona daquelas em amarelo torrado (que está na minha wishlist). Uma dupla de artistas americanos, Chiaozza, é a responsável por esta peça lindaaa e inspirada no deserto do sudoeste americano. Imensas cores, figuras e rabiscos tornam este tapete numa verdadeira obra de arte.
Apesar de ter sido obra de um designer londrino não consigo olhar para este tapete sem pensar em sítios tropicais. A ideia de Craig Green é levar-nos a passar um portal para conhecer um lugar melhor.
Pelas mãos de uma artista japonesa, Misaki Kawai, têm um dos tapetes mais divertidos desta coleção. Mega divertido, felpudo e com três felinos mega fofinhos! A escolha das cores foi mega bem pensada e dará outro brilho a qualquer divisão de casa.
A luz da água dentro da vossa casa? Sim, é possível e Seulgi Lee é a artista responsável por trazer a Índia até vocês. Inspirada na rainha coreana Heo Hwang-ok e nos poderes das cores, este tapete tem personalidade e a capacidade de definir totalmente um espaço.
Diretamente de Nova Iorque para a vossa sala este é o tapete que Noah Lyon criou inspirando-se no povo indígena da América do Norte. É, literalmente, um tapete com história!
Tento fugir ao meu porto seguro da decoração (pretos e brancos) mas normalmente não consigo. Portanto, posso confessar que a criação de Filip Pagowski é a minha favorita e ficava espetacularmente bem na nossa sala. Um conceito abstrato baseado na técnica de tecelagem com aquele traço especial de ser feito à mão. Fiquei mega apaixonada!
Também amei a criação do francês Supakitch mas a minha mãe recusaria-se a entrar cá em casa caso a adquiríssemos. A cobra foi o animal escolhido por simbolizar um guia espiritual que cura e o renascimento. As cores não podiam ficar melhor e os pormenores estão espetaculares.
Como comprovaram, é uma coleção que traz as galerias de arte à vossa casa e por isso claro que é limitada. No entanto, poderão encontrar (desde o início do mês) nas lojas IKEA de Alfragide, Loures e Matosinhos e online. Sugiro é que o façam rapidamente pois não é todos os dias que podem ter peças artísticas a alegrar a vossa casa.