IKEA Escola da Casa | Workshop Tendências de Primavera
Não sou uma perita em decoração e quem convive comigo sabe disso. Até posso ter muitas ideias mas acreditem que, para mim, decorar uma casa não é peanuts. Nisto não saio nem à minha mãe nem à minha irmã que a cada meia dúzia de semanas redecoram os quartos (mesmo que só mudando a cama e armários).
Durante anos o meu quarto permaneceu exatamente da mesma maneira e mal saí de casa a minha irmã fez o favor de trocar logo algumas coisas só porque sim (na verdade é pq estava pessimamente mal decorado). No entanto, sempre disse que quando tivesse a minha casa ia ser tudo diferente... Well, mudou qualquer coisinha mas não estou mega diferente. Aliás ainda ando a decorar a casa nova e há meses que nos mudámos para lá. Por isso, como sozinha não consigo terminar a tarefa de decoração, aceitei o convite da IKEA para o Workshop Escola da Casa - Tendências de Primavera.
Casas pequenas ou grandes, o que fazer e como fazer para que pareçam diferentes do que realmente são?
Estes workshops são perfeitos para quem adora decorar e para quem não tem jeitinho nenhum para a coisa. O curso é breve, conciso e completo tendo como principal objetivo deixar-vos algumas sugestões de como transformar a vossa casa. Design, qualidade, funcionalidade e sustentabilidade são as palavras cruciais para mudarmos o nosso lar. Neste workshop foram destacadas propostas para a primavera e como eu sou uma querida vou partilhar convosco algumas dicas.
Posso começar por dizer que os tons azuis e verdes têm o efeito de relaxar enquanto que as cores quentes conferem mais energia e luz. No entanto, misturar cores é uma realidade cada vez mais comum na decoração.
E quem disse que não se podem juntar bolinhas com riscas? A mistura de padrões é cada vez mais famosa e neste workshop recebemos dicas para encontrar o equilíbrio nestas conjugações. O segredo está no pormenor que neste caso será utilizar um fio unificador de cor para que os padrões encaixem mega bem e sejam apelativos ao olhar.
Quais os padrões a utilizar? Basicamente o vosso gosto é que comanda a vossa decoração e o mundo dos padrões é gigantesco. Caso queiram criar um estilo moderno então os padrões gráficos, os estilizados e os geométricos são os ideais.
A verdade é que a mistura de padrões cria um ambiente descontraído e poderão confirmar isso com os diferentes boards que foram criados ao longo do workshop.
Caso prefiram um look menos intenso então o ideal será utilizarem duas cores e uma base neutra. As cores farão o resto podem deixar!
Outro pormenor falado durante o workshop foram aspectos arquitectónicos que já existem na casa (seja um sítio para colocar a Santa, sejam ornamentos nas paredes ou até as caixilharias vintage) e que muitas vezes nem sequer damos uma segunda oportunidade.
Neste workshop aprendemos a aproveitar e inovar o que já vem de raiz e para isso apenas precisamos de uma cor igual no detalhe da arquitetura que crie uma ligação com outros complementos como um sofá, um cadeirão, uma mesa ou até uma colcha. O que importa é o efeito que vão criar com os complementos que terá que ser integrado e consistente.
Aproveito para informar que a IKEA tem o serviço de design de interiores que é brutal! Poderão ter uma consultoria em loja onde dão a conhecer os vossos desejos e os designers conjugarão artigos de decoração, acessórios, têxteis e materiais com dicas de decoração e coordenação. Também têm a opção de planificação que inclui uma visita ao espaço que querem remodelar, imagens 3D das propostas de decoração, orçamentos e muito mais que poderão conhecer aqui.
Estes workshops são mega dinâmicos e são gratuitos para todos os membros IKEA Family. Aconselho a todos os que gostam de decorar e têm jeito e os que não têm mas gostavam de ter.
Esta sim é a oportunidade perfeita para aprenderem algumas dicas que na maioria das vezes até são super em conta. Uma remodelação ou decoração pode não ser uma dor de cabeça!