1#Ler é o melhor remédio
Shi, 06.01.18
Se um casaco é essencial então um livro também. Na época de saldos não há desculpas para não comprar pelo menos um livro.
Para começar 2018 em grande escolhi três livros com que me identifiquei bastante. Aproveitei que me ofereceram um livro que já tinha, "A vida louca dos reis e rainhas de Portugal", e troquei-o por três que faziam o mesmo valor depois de aplicar o desconto - "Nós queriamos matar Hitler"; "A armadilha Daesh"; “Os dias mais perigosos da nossa história”.
A leitura é uma das atividades mais importantes para exercitar o cérebro. Eu adoro ler e não passo sem ter livros na mesa de cabeceira... Já perdi a conta de quantos li mas sempre que se fala num título sei reconhecer se o “devorei” ou não.
Desde cedo fui incentivada a ler e depressa ganhei um gosto especial pela leitura. Gosto de obras clássicas mas os meus preferidos são sobre história.
Muitos gostam de ingressar em romances mas eu prefiro transportar-me para o passado e aprender cada detalhe que escapou aos professores de história (também não podem dizer tudo sobre tudo). Mas ler é para todos os gostos e carteiras!
Deixo-vos estas três sugestões de livros que não resisti a adicionar à minha coleção.
"Nós queriamos matar Hitler", Philip von Boeselager
Um testemunho real de um oficial que fazia parte do plano principal de entrar em Berlim, após o atentado de Hitler, e ocupar as sedes do poder da Reich. Philip von Boeselager pertencia a uma família aristocrática católica mas preferiu escolher o caminho mais difícil daquela altura. O da conspiração e resistência. Participou nas conspirações contra Hitler e conheceu bem o terror da II Guerra Mundial. O livro retrata os anos de 1933 a 1945 e conta o desenrolar de vários acontecimentos que foram cruciais para a história.
É um livro com pormenores nunca antes retratados que qualquer amante de história não resistirá.
"A armadilha Daesh - O Estado Islâmico ou o retorno da história", Pierre-Jean Luizard
É um livro que explica o rápido êxito do Estado Islâmico e a consequente queda das potências ocidentais nesta armadilha. O autor francês, Pierre-Jean Luizard faz uma síntese da história que pode estar por detrás de toda esta guerra- génese dos Estados Árabes criados sob o regime dos mandatos britânicos e franceses, Primavera-Árabe, ocupação americana do Iraque...
Este livro faz a distinção entre a Al-Qaeda e o Estado islâmico e faz também a ligação entre os media e a força do terrorismo.
"Os dias mais perigosos da nossa história", Sérgio Luís de Carvalho
Já tivemos Alemanha, Médio Oriente e agora um livro sobre a história portuguesa. Trata-se de um livro com pormenores históricos dos dias de luta e de revolta mais importantes da história do nosso país. Quem optar por ler este, vai conhecer as decisões e os momentos mais importantes para a construção do Portugal de hoje.
"Imagine-se o leitor..." é como a maioria dos capítulos começa, e eu imagino mesmo...
E para quem se está a perguntar como sei tudo isto (não, não foi só de ler a sinopse) é porque estou a ler os três ao mesmo tempo. Adoro a sensação de estar a ler mais do que um livro e tenho esse vício já há muitos anos! Portanto, ler um livro não vos custa nada e ainda para mais não ocupa lugar. Cá eu vou voltar às leituras na companhia da Havana que se tem revelado uma gatinha muito interessada em livros.