Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Shi

Marrocos em Carcavelos | 1ª Edição do Mercado

Shi, 14.07.18

O mercado de Marrocos em Carcavelos aconteceu no último fim de semana e, apesar da demora em mostrar-vos o belo ambiente que estava, não podem perder este post. 

 

 

A cultura marroquina saiu às ruas e o local escolhido foi o mercado de Carcavelos, à frente da gelataria Santini. As especiarias, os produtos tradicionais, a decoração e a simpatia tradicional marroquina fizeram encher a 1º edição deste mercado. 

 

Aconteceu de 6 a 8 de julho e eu aproveitei o domingo para conhecer este género de feira. Por curiosidade, fomos rumo a Carcavelos e não podiamos ter sido melhor recebidos pelos vendedores que marcaram presença no mercado. Simpáticos, gentis e brincalhões, um povo cheio de boas energias e simpatia para partilhar. Alguns pediram para não serem fotografados de frente, outros até sugeriram que tirasse certa fotografia. Talvez porque apesar de falarem português muitos preferiram manter conversa em francês com a minha mãe (natural de França)

 

 

Foi uma verdadeira viagem a Marrocos por toda a cumplicidade que mostravam quando falávamos. Malas e vestuário tradicionais do país (normalmente em pele verdadeira) roubaram a atenção da minha irmã e mãe. No entanto, o Tiago e eu ficámos pelos artigos de decoração como, por exemplo, os candeeiros que são dos mais belos que já vi. 

 

 

Peças de vestuário tradicional não faltaram e foram muitas as que me chamaram à atenção. O grande problema foi não existirem números pequenos. 

 

 

O que também não faltou neste mercado foi bijuteria! Tradicional do país ou não, as peças eram, na sua maioria, encantadoras. 

 

 

Um dos aspectos que me leva ir a este tipo de feiras são os produtos tradicionais. Experimentámos o chá marroquino, absolutamente delicioso, e provámos sementes de girassol caramelizadas. Às últimas não conseguimos resistir e trouxemos um saquinho de sementes de girassol para o caminho até ao carro. No entanto, existiam muitas especiarias e outros tipos de comida tradicionais. 

 

produtostradicionais.JPG

 

Para além da gastronomia, ficamos sempre a conhecer cosméticos alternativos e naturais. Ouvi a explicação da comerciante, que está na fotografia, sobre o funcionamento de uma máscara de pestanas natural. Eu não trouxe nenhuma (graças às minhas 3D) mas foram muitos os curiosos que não resistiriram em comprar. 

 

O espírito marroquino foi o que mais me fascinou neste mercado. Caso saibam de outra edição, ou feira, aconselho-vos a visitar porque é realmente uma experiência muito gira!