Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

Shi

01
Out17

Oktoberfest, o mundo da cerveja

Shi

Em Munique está agora a decorrer a Oktoberfest, o maior evento de cerveja do mundo. Todos os anos, durante duas semanas os alemães recebem mais de seis milhões de visitantes.

IMG_E2630.JPG

 

Venho falar-vos deste festival, não só pela questão da cerveja, da qual não sou grande amante, mas pelos trajes que são tão a imagem do festival como a cerveja e que eu A-DOROOO. 

É um festival com cortejos tradicionais, vários tipos de cerveja, um ambiente folclórico, parque de diversões e muita muita gente! A caneca tradicional que é servida no festival, tem 1 litro ou 2 e os garçons servem várias de uma só vez, o que é impressionante. Também há um pão típico com o formato de um coração, chamado Bretzel (em inglês, pretzel). 

 

 

Os trajes típicos têm o nome de Dirndl e são peças muito caras mas lindas de morrer. Podem ser blusas com mangas curtas ou longas, colete típico a combinar com os tecidos que forem utilizados no vestido ou na saia. Desde que bordados ou em renda e longos ou até à altura do joelho têm sempre estas duas opções. Normalmente passam de geração em geração e têm sempre estas regras. O avental não é obrigatório mas é um dos musts e também tem uma regra para ser utilizado. As mulheres solteiras amarram o laço do avental no lado esquerdo do corpo enquanto as comprometidas utilizam o laço no lado direito. Já as viúvas terão que fazer o laço atrás

 

 

Também os homens seguem esta questão muito tradicional deste festival. Usam uns calções ou calças de couro com suspensórios, camisa e um bom casaco.  

 

 

Podem optar ou não por juntar ao seu outfit um chapéu. Desde que seja de bom material e com penas, homens e mulheres podem usá-lo. As meias até ao joelho ou um palmo abaixo são obrigatórias no traje masculino mas para as mulheres já são opcionais. Se bem, que dão logo outro ar à coisa tal como os acessórios (tiaras de flores e lenços)

 

 

A obrigação comum no traje masculino e no feminino são os sapatos. Sapatilhas, sapatos ou botas, todos são permitidos desde que fechados, sem mostrar nenhuma parte do , e em tons castanho, preto ou cinza. As mulheres também podem usar aqueles tamancos, típicos do país. 

Apesar de o maior festival deste tipo ser na Alemanha são já vários os países que aderiram a este conceito como é o caso do Brasil, que tem o segundo maior evento de Oktoberfest. A Lisboa chega agora a primeira edição do evento entre os dias 4 e 8 de outubro. No Campo Pequeno, os visitantes vão poder saborear vários tipos de cerveja nacionais e internacionais. Pelo que sei, a entrada é livre, há comida e para beber têm que adquirir um dos três copos oficiais que podem ir até aos 5€ no caso de meio litro. 

 

 

2 comentários

Comentar post

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Instagram

Mensagens

Pesquisar

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D