Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Shi

Years and Years | A Série do Futuro

Shi, 03.09.19

É o primeiro post dedicado exclusivamente a uma série mas quem a conhece sabe que é pouco protagonismo para a excepcionalidade da produção. 

years-and-years.jpg

Chama-se "Years and Years", é a série que antecipa o futuro e já está classificada com 8,4 no ImDb. Estreou em maio e apesar de não ser tão falada como uma Casa de Papel é, como o meu pai diz, "um abre olhos para todos". Para todos aqueles que acham que daqui a 30 anos vamos estar melhores do que há 50 anos atrás ou os que acham que o assunto do plástico está apenas na moda e não é realmente uma preocupação séria. 

 

Mais do que a tão conhecida The Handmaid's Tale, a série Years and Years faz-vos refletir sobre um futuro próximo de extremismos políticos e avanços tecnológicos. 

A segunda temporada ainda não foi confirmada pela HBO mas nestes primeiros seis episódios podem imaginar o que os próximos 15 anos nos reservam. Começa em 2019 e acaba em 2034, onde as diferenças são notórias e o avanço torna-se um retroceder brutal em todos os valores conquistados ao longo da história. 

 

Quando se fala em futuro uns pensam em robôs, outros em teletransporte e os mais realistas em não termos sequer planeta à pala do tratamento que andamos a dar aos oceanos e ao ambiente em si. Esta série recria algo que pode acontecer já amanhã! Um conflito aberto entre os EUA e China, parece-vos assim tão descabido? Falência bancárias em cadeia, também vos parece impossível? Campos de concentração e fronteiras fechadas, onde já ouvimos isto? 

 

Temos Putin, Trump, Xi e a personagem criada Vivienne Rook que seria a primeira ministra britânica. Acreditam que esta figura nasceu de uma mistura de Farage e Le Pen. Apesar de parecer uma série essencialmente política, o tema é abordado de uma forma totalmente diferente porque segue a vida de uma família inglesa comum que vê todas estas alterações políticas e tecnológicas a influenciar o seu destino.

 

Sem querer fazer spoiler nesta série vocês vão encontrar borboletas extintas, downloads dos nossos cérebros para a nuvem (ou cloud), comidas produzidas a partir de bactérias, diagnósticos à distância a partir de um scan da vossa íris, implantes de conexão no nosso corpo para ter acesso à internet apenas pela força do pensamento e muitoooo mas muitooo mais! 

yearsandyears.jpg

A nível político teremos a ascensão de governos populistas ao redor do planeta que defendem o fecho de bairros com elevado índice de criminalidade, os EUA lançam um míssil que atinge uma ilha artificial chinesa, há uma crise de refugiados devido à instabilidade na Ucrânia, apenas pode votar quem é comprovadamente "inteligente", etc... Não quero de todo spoilar! 

 

Vou utilizar uma da frases que mais me marcou nesta série para concluir este post : "Este é o mundo que construímos"! 

 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.